Mulheres na Matemática

Hipatía de Alexandria

A primeira mulher da qual nos chegou registro de ter trabalhado e escrito em Matemática foi a grega Hipatia. Ela também inventou alguns aparelhos mecânicos e escreveu uma tábua de astronomia.

Katherine Coleman Goble Johnson 

Foi uma matemática, física e cientista espacial norte-americana. Ela fez contribuições fundamentais para a aeronáutica e exploração espacial dos Estados Unidos, em especial em aplicações da computação na NASA.

Ada Lovelace

A matemática que criou o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, sendo a primeira programadora da história. Lovelace foi a primeira pessoa programadora de todos os tempos, e não apenas a primeira mulher a escrever um código.


Maria Gaetana Agnesi

Agnesi nasceu em Milão, no ano de 1718. Tinha estudado os trabalhos de Newton, Leibniz, Euler, dos irmãos Bernoulli, de Fermat e de Descartes, além de ser versada em Física e em vános outros ramos da ciência.

Agnesi passou anos dedicados ao estudo da Matemática e escreveu a obra magna, a Instituzioni Analitiche ad uso delia Gioventú. Esse foi um dos primeiros textos de cálculo escrito de forma didática.

Infelizmente Agnesi, que muitos nem imaginam ser uma mulher, ficou apenas conhecida por uma curva de terceiro grau, que leva seu nome, a chamada "Curva de Agnesi"

Sophie Germain

Sophie nasceu em uma abastada família francesa, em Paris, em abril de 1776.

Após tornar-se autodidata em grego e latim, estudou os trabalhos de Newton e de Euler.

Sophie resolveu alguns casos particulares do "Ultimo Teorema de Fermat" e em 1816 ganhou um concurso promovido pela Academia de Ciências da França, resolvendo um problema, proposto na época, sobre vibrações de membranas. De suas pesquisas nessa área nasceu o conceito de curvatura média de superfícies, que é hoje objeto de pesquisa de vários matemáticos na área de Geometria Diferencial.

Amalie Emmy Noether 

Matemática germânica, nasceu em 23 de março de 1882 em Erlange, Bavaria (Alemanha), e morreu em 14 de abril de 1935. Emmy Noether passou a ser considerada a criadora da álgebra moderna. Seu trabalho sobre teoria dos invariantes foi usado por Albert Einstein na formulação da teoria da relatividade.


Dia da Mulher na Matemática.

12 de Maio

 O dia 12 de maio foi uma proposta feita pelo Comitê de Mulheres da Sociedade Iraniana de Matemática, durante o Encontro Mundial para Mulheres em Matemática. "A  data tem o objetivo de celebrar o que foi conquistado e valorizar as novas conquistas, além de promover a criação de um ambiente de inclusão para garotas que querem ser matemáticas".

(Professora Thaís Jordão, do ICMC).


  

UFTM - Unidade I da Univerdecidade - Av. Randolfo Borges Júnior, 1400(34) 3700-6000
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora